Pular para o conteúdo principal

O plágio e as regras de citação nos trabalhos acadêmicos

O plágio e as regras de citação nos trabalhos acadêmicos

Informações com base na palestra realizada na Universidade Unicapital em 13 de Março de 2014, pelo professor André Figueiredo Rodrigues.

De acordo com o palestrante, com base em pesquisas, nas universidades do Brasil, ocorrem cerca de 35 à 45% de reprovações por plágio, caracterizadas como mau procedimento científico.

O plágio é, segundo André, apresentar como seu o trabalho de outrem, e para evitar que isso ocorra, devemos tomar uma medida muito simples que é a de dar os créditos a quem apresentou a ideia original.

Há ainda aqueles que se defendem com a justificativa de que o conteúdo e ideias reproduzidos podem honrar o idealizador como uma espécie de homenagem ou divulgação, mas sabemos que isto é uma inverdade e de fato não descaracteriza um plágio.

No meio acadêmico, o trabalho plagiado não indica claramente seus empréstimos. São textos cheio de fatos, observações e ideias que o escritor não poderia ter desenvolvimento sozinho e é escrito em um estilo diferente. O plágio acadêmico não dá os devidos créditos à suas fontes de pesquisa.

De acordo com o professor, a apropriação de uma ideia é crime, e tem penalidade de 3 meses à 1 ano de prisão acrescido de multa em espécie.



TIPOS DE PLÁGIO

O professor, também classificou basicamente dois tipos de plágio:

1.      O Plágio Direto – Trata-se da copia integral do conteúdo já desenvolvido, sem a indicação das fontes. Neste caso, não há nenhum tipo de preocupação em realizar modificações no conteúdo, mesmo que por “disfarce”.

2.      O Plágio Mosaico – É cópia acrescida de modificações e reformulações, acrescenta elementos sem dar crédito ao autor original. Este tipo de infração é a mais comum nos dias atuais. Parafrasear é uma técnica muito comum no meio acadêmico quando se trata de teses e monografias. O que o aluno desconhece é a facilidade na qual esta artimanha é detectada, pois além da experiência dos profissionais avaliadores, existem ferramentas tecnológicas que facilitam este trabalho.


“O que identifica o plágio não é a cópia, mas sim apropriação da ideia” (André Figueiredo Rodrigues)




CASOS DE PLÁGIO

Houve também a exemplificação através de casos:

Casos internacionais citados na palestra

  • Marc Raeff foi plagiado por Glynn Barratt num caso claríssimo de plágio mosaico
  • Em Harvard, dezenas de alunos expulsos por reprodução da ideia de outros
  • Shia Labeouf (ator de cinema norte americano) anuncia que deixará vida pública após acusação de plágio
  • Ministra alemã da Educação Annette Schavan renuncia após acusação de plágio e perde seu título de Ph.D da Universidade de Duesseldorf
  • Presidente da Hungria Pal Schmitt renuncia após acusação por plágio e teve o seu título de doutorado retirado
  • UNAM demite professor Boris Berenzon Gorn por plágio em série


No Brasil

  • USP - Demissão do professor de farmácia Adreimar e cancelamento do título de doutorado da aluna pesquisadora. Carolina Dalaqua (Fev. 2011)



CONCLUSÕES

Abordagem de grande importância principalmente em relação aos universitários mais inexperientes, pois devemos compreender os fatos e nos posicionarmos de maneira adequada.

É fundamental possuir o conhecimento necessário para a questão do plágio, não apenas para o meio acadêmico, mas para toda a vida, ainda mais em tempos de massificação de conteúdos eletrônicos disparados aqui e acolá.

Os números são de fato assustadores, e os casos reais com perdas quase irreparáveis nos remetem à reflexão. Definitivamente, cometer plágio é um risco que não vale a pena, temos muito mais a perder.

Outra questão fundamental é a técnica. Qual é maneira correta, dentro das normativas do meio acadêmico, de dar o devido credito às fontes de pesquisa em trabalhos e monografias?

Acredito que todo universitário deva passar por um processo de orientações adequadas necessárias para o desenvolvimento ideal de suas atividades, ao menos teremos o poder de julgar se o caso é de má orientação ou de mau caráter.


(Fabio P. Camargo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Marketing Digital?

Muita coisa pode ser dita sobre esse assunto, o número de artigos sobre Marketing Digital espalhados pela internet é simplesmente avassalador. Neste artigo, gostaria de utilizar uma maneira mais simples e direta para que você leitor consiga compreender os conceitos básicos do Marketing e caso haja interesse em se aprofundar mais no assunto terá uma série de links relacionados para ajuda-lo, confiram ao final do texto. Então vamos direto ao ponto. Não dá pra falar sobre Marketing Digital sem antes falarmos simplesmente em Marketing . Marketing é um conjunto de atividades organizadas estrategicamente com o objetivo de promover livres trocas entre os agentes do mercado. O que são as livres trocas? Livres trocas são todas as formas de acordo entre pessoas onde ambas as partes saem satisfeitas ao executá-las (ex.: produtos em troca de dinheiro, produtos em troca de outros produtos, serviços em troca de dinheiro, serviços em troca de produtos, produtos em troca de...

Resenha do Case de sucesso da Colgate-Palmolive

Surgimento e evolução Fundada em 1806 por William Colgate, iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova Iorque. Detectou uma necessidade básica de produtos até então fabricados em casa e apostou e alta qualidade do produto e preço baixo obtendo grande êxito. Em 1813 fez sociedade com seu irmão Bolwes formando a Colgate & Co. Sempre demostrando forte inclinação para a comunicação, já fazia anúncios em cartazes espalhados pela cidade, técnicas muito sofisticadas de publicidade para a época. Com grande sucesso de vendas, os gestores ampliaram suas instalações, abrindo uma grande fábrica em Jersey. Também expandiram sua linha de produtos e fizeram expansão internacional de mercado. Foram pioneiros na fabricação de sabonetes perfumados e com a qualidade dos produtos, e mesmo após a morte de seu fundador a organização manteve seu crescimento. Pioneira na fabricação de sabonetes perfumados cosméticos manteve a fidelidade de s...

Resenha sobre a história da empresa LEGO

RESUMO HISTÓRICO Década de 30, país Dinamarca, um habilidoso carpinteiro e pai de quatro filhos chamado Ole Kirk Christiansen possuía uma carpintaria. No ano de 1932, eram tempos difíceis para Ole, todos os seus funcionários tiveram de ser demitidos e sua esposa faleceu. Havia muita madeira em sua carpintaria então teve a ideia de fabricar e comercializar brinquedos de madeira. Em pouco tempo, com a ajuda de seu filho Godtfred adquiriu prestígio em sua região pela alta qualidade e riqueza de detalhes de seus brinquedos, e enfim recebeu uma proposta de um atacadista da Fredericia que fez uma grande encomenda para as ofertas daquele natal. Ole pode enfim recontratar seus ex-funcionários e manteve sempre a qualidade, desde a matéria prima, até o acabamento final dos produtos.  Mesmo trabalhando duro para entregar a grande encomenda, Ole recebe mais um duro golpe do destino, o atacadista que fizera a encomenda faliu. Ole não desistiu e resolveu levar os brinquedos à venda por su...