Surgimento e evolução
Fundada em 1806 por William Colgate, iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova Iorque.
Detectou uma necessidade básica de produtos até então fabricados em casa e apostou e alta qualidade do produto e preço baixo obtendo grande êxito.
Em 1813 fez sociedade com seu irmão Bolwes formando a Colgate & Co. Sempre demostrando forte inclinação para a comunicação, já fazia anúncios em cartazes espalhados pela cidade, técnicas muito sofisticadas de publicidade para a época.
Com grande sucesso de vendas, os gestores ampliaram suas instalações, abrindo uma grande fábrica em Jersey. Também expandiram sua linha de produtos e fizeram expansão internacional de mercado.
Foram pioneiros na fabricação de sabonetes perfumados e com a qualidade dos produtos, e mesmo após a morte de seu fundador a organização manteve seu crescimento. Pioneira na fabricação de sabonetes perfumados cosméticos manteve a fidelidade de seus clientes por mais 100 anos.
Mesmo com seu grande sucesso e sustentabilidade, a Colgate manteve seus princípios inovadores lançando seu creme dentífrico (hoje creme dental ou pasta de dentes). Primeiramente e potes e posteriormente em tubos flexíveis, sempre preocupados em atender novas necessidades e atentos às oportunidades do mercado.
Não parou por aí e investiu em pesquisas; projetos educacionais; novos polos de fabricação em diferentes países; agregando novos segmentos à sua produção e mantendo a forte comunicação. Tornou-se líder de mercado nos EUA no mercado de cremes dentais.
Nos dias atuais, a empresa permanece em sua vanguarda de inovações nos segmento de higiene bucal com produtos cada vez mais sofisticados atingindo ao máximos as variações de público existentes em seus segmentos.
A marca no mundo
Hoje, com vendas que ultrapassam US$ 9 bilhões, a marca COLGATE comercializa em mais de 200 países e territórios uma completa linha de produtos para higiene bucal, que incluem pastas, escovas enxaguastes e fios dentais. Aproximadamente 75% de suas vendas vêm dos mercados internacionais.(fonte: Blog Mundo das Marcas - http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/colgate-o-sorriso-saudvel.html)
Conclusões
A Colgate-Palmolive é claramente um case clássico para o entendimento dos conceitos básicos do marketing contemporâneo.Desde o seu surgimento, a organização conta com uma administração visionária, sempre com foco no alvo correto dos esforços de cada época.
Na chamada “era industrial” temos a identificação de uma necessidade que era a do sabão, uma vez que eram produzidos em casa. O foco era no produto, trazendo qualidade e preço adequados e para a época. Bastou para que houvesse sucesso nas vendas.
A visão necessária era maior para o ambiente interno, uma vez que a concorrência era pequena ou nula.
Na “era comercial” temos a necessidade de fortalecimento com sociedades e a expansão do negócio já com enfoque na publicidade.
A visão passa a ser maior para o ambiente externo, imprimindo esforços para a conquista do mercado, porém ainda com grande foco no produto.
Na “era do marketing” a organização age de acordo, com a grande segmentação de seus produtos a fim de atingir os mercados-alvo. A gestão é mais estratégica e os produtos que antes eram vendidos durante muitos anos, passaram a entrar claramente em um ciclo de vida.
Aqui já temos uma visão de ambiente externo e macro, principalmente em função do mercado internacional.
E por fim, na “era da informação” acompanhamos o investimento da organização nos “ativos sociais” perceptíveis na internet.
Bibliografia
Site da Colgate-Palmolive (http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/Corp/History/1806.cvsp)Blog Mundo das Marcas (http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/colgate-o-sorriso-saudvel.html)
Comentários
Postar um comentário