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O que é Marketing Digital?

Muita coisa pode ser dita sobre esse assunto, o número de artigos sobre Marketing Digital espalhados pela internet é simplesmente avassalador. Neste artigo, gostaria de utilizar uma maneira mais simples e direta para que você leitor consiga compreender os conceitos básicos do Marketing e caso haja interesse em se aprofundar mais no assunto terá uma série de links relacionados para ajuda-lo, confiram ao final do texto.

Então vamos direto ao ponto. Não dá pra falar sobre Marketing Digital sem antes falarmos simplesmente em Marketing.

Marketing é um conjunto de atividades organizadas estrategicamente com o objetivo de promover livres trocas entre os agentes do mercado.

O que são as livres trocas?

Livres trocas são todas as formas de acordo entre pessoas onde ambas as partes saem satisfeitas ao executá-las (ex.: produtos em troca de dinheiro, produtos em troca de outros produtos, serviços em troca de dinheiro, serviços em troca de produtos, produtos em troca de serviços, etc.).

É importante conhecer o conceito das trocas para entender que o marketing tem como foco promover o maior número de oportunidades possível para que elas aconteçam.

Tá legal Fábio! Mas e onde entra o Marketing Digital nessa estória?

Bom, já que você sabe o conceito de trocas e sabe que o Marketing deve promovê-las, fica mais fácil entender que a partir daí podemos aplicar este conceito em diversas situações.

O Marketing Digital é um conjunto de atividades organizadas estrategicamente com o objetivo de promover livres trocas entre os agentes do mercado, utilizando-se dos recursos da Internet.

Quem são os tais agentes do mercado?

Os agentes do mercado são todas as pessoas que movimentam o mercado através de trocas, entretanto estas pessoas podem representar instituições (ex.: profissionais, artistas, empresas, candidatos a vagas de emprego, candidatos a cargos públicos, governo, ONGs, etc.).

E quais são os tais recursos da Internet utilizados no Marketing Digital?


Os recursos são muitos, então para facilitar o entendimento, vou dividi-los nas categorias em que a ZeroOito compreende o Marketing Digital.


  1. Presença Digital (Ativos digitais) – A internet é a rede mundial de computadores, e para promover trocas utilizando esta rede, é necessário antes de tudo, existir nela. Para isso temos sites, blogs, redes sociais, aplicativos, jogos on-line entre outros recursos. Uma presença digital adequada consiste em estar nos canais mais utilizados pelo seu público alvo.

  2. Atração (Tráfego e encontrabilidade) – Existem bilhões de pessoas conectadas a internet 24 horas por dia, trafegando entre todos os canais que ela proporciona, para que os seus canais de comunicação sejam acessados é necessário atrair a atenção das pessoas dentro dessas plataformas. Não basta simplesmente possuir um site, um blog ou uma conta no Instagram para ser encontrado na internet, é necessário que as pessoas saibam de alguma forma que os seus canais existem de fato. Para atrair as pessoas e fazer com que elas acessem seus canais, existem técnicas pagas, técnicas gratuitas e outra categoria que denominaremos como técnicas mistas. As técnicas pagas geram resultados mais rápidos enquanto as técnicas gratuitas geram valor para o seu público tornando seus canais admirados e relevantes. Já o que entendemos por técnicas mistas, são campanhas que combinam anúncios e conteúdos de forma estratégica e por isso, quando aplicadas corretamente, podem ser mais eficazes.
  • Técnicas pagas – São basicamente anúncios (chamamos de links patrocinados) que podem variar de acordo com cada plataforma (Ex.: Facebook Ads, Google Ads, YouTube Ads, Anúncios do Mercado Livre, OLX, etc.). Quando fazemos anúncios, os internautas são impactados com imagens, textos ou vídeos dentro das redes onde se encontram e são convidados a conhecer a sua proposta. Outras formas de impactar seu público são, o e-mail marketing de precisão e, nos dias atuais, o WhatsApp Marketing.

  • Técnicas gratuitas (orgânicas) – Estas técnicas envolvem basicamente a geração de valor através de conteúdos relevantes. Este artigo de blog, por exemplo, é uma das técnicas gratuitas que a ZeroOito está utilizando. Outras fontes grátis de trafego são posts em mídias sociais, vídeos com conteúdo relevante, podcasts (transmissões em áudio), lives (transmissão de vídeos ao vivo), entre outras combinações possíveis. Além disso, temos também a otimização de sites e blogs para mecanismos de busca, chamamos esta técnica de SEO (Search Engine Optimization).

  • Técnicas mistas – O que chamamos aqui de técnicas mistas são combinações estratégicas de conteúdo pago e orgânico. Existem basicamente duas técnicas mistas que são aplicadas hoje em dia. O Inbound Marketing e o Marketing de Afiliados. Falaremos mais a respeito destas duas técnicas em artigos específicos.

  1. Engajamento – Se você já possui presença digital e já utiliza as suas técnicas de atração, certamente deverá se preocupar com a maneira na qual seu público se relaciona com os seus canais. O engajamento é tratado através de métricas e as atividades são basicamente de análise. As métricas de engajamento variam de acordo com cada canal tais como: número de curtidas em páginas, número de curtidas em posts, número de comentários, número de cliques, número de visitas no site, quantidade de e-mails abertos, entre outras várias métricas importantes. Existem várias ferramentas que capturam essas informações e apresentam os números para que através destas análises, você possa saber se o seu trabalho está sendo feito de forma eficiente.

  2. Conversão – Eis aqui a finalidade de todas as ações de marketing. A conversão para o marketing é geração de oportunidades que devem finalizar em uma troca. As conversões não são necessariamente vendas, pois como já dissemos aqui, as técnicas de marketing são utilizadas para diversas finalidades. Confira a seguir alguns exemplos possíveis de conversão:
  • Para campanhas políticas a conversão são os votos;
  • Para campanhas de recursos humanos a conversão são currículos recebidos ou agendamentos para entrevistas (sim, recursos humanos utilizam técnicas de marketing);
  • Para uma campanha de adoção de animais abandonados a conversão é um candidato interessado em adotar um ou mais animais;
  •  Para campanhas de doação, a conversão é uma doação (sim, uma doação é uma troca).
Acredito que com estes exemplos eu tenha sido claro em relação às livres trocas e também ao conceito de conversão.

Existem algumas situações no Marketing Digital onde a conversão é a venda propriamente dita, é o caso das lojas virtuais (chamamos de e-commerce). Neste caso, vender produtos é o que realmente interessa.

As conversões também possuem outras métricas fundamentais para a saúde financeira das campanhas de marketing. Campanhas eficazes devem gerar o maior número de conversões com o menor custo possível e para mensurar os custos, o Marketing Digital utiliza ferramentas de análise específicas.

Todas estas técnicas e ferramentas, tanto para o engajamento quanto para conversão, merecem, e terão um artigo específico para explicar melhor como funcionam e como devemos apresentar os resultados de cada uma delas. Tudo isso você acompanhará aqui neste blog.

  1. Relacionamento – De acordo como a filosofia de trabalho da ZeroOito, eis aqui o ponto final e inicial do ciclo que compreende as atividades de marketing. Passamos a existir na internet com a presença digital, realizamos atividades de atração do público alvo, analisamos como se comporta o público através das métricas de engajamento e geramos as conversões. E agora? Fim dos trabalhos?
Claro que não! Principalmente nos dias atuais, onde os relacionamentos são curtos, existe uma série de atividades com esforços direcionados especificamente para a boa manutenção de relacionamentos.
Gerenciar relacionamentos com o cliente é um conjunto complexo de atividades que envolve pessoas, processos e tecnologia, este conceito é o que denominamos CRM (Customer Relationship Management).

O CRM é fundamental como parte das estratégias de negócio e dada à complexidade do assunto, teremos aqui vários conteúdos a respeito. Fiquem conectados com a ZeroOito Digital.


[ Fabio P. Camargo é profissional de marketing e fundador da ZeroOito Digital ]




Artigos relevantes:


Viver de Blog - https://viverdeblog.com/o-que-e-marketing-digital/

Conversion - https://www.conversion.com.br/marketing-digital/

Escola do Marketing Digital - https://blog.escoladomarketingdigital.com.br/o-que-e-marketing-digital/

RockContent - https://rockcontent.com/blog/marketing-digital/


Vídeos Relevantes


Conrado Adolfo - https://www.youtube.com/watch?v=bswRRS5_1Xw
Luana Franco - https://www.youtube.com/watch?v=WT7JDZtf6nw


Cursos de Graduação em Marketing Digital:


Faculdade Impacta - https://www.impacta.com.br/escola/E-commerce-e-Marketing-Digital

Universidade Unopar - https://www.educamaisbrasil.com.br/unopar/cursos/marketing-digital

Faculdades Anhanguera - https://anhanguera.com/graduacao/cursos/superior-de-tecnologia-em-marketing-digital.php

Faculdades ETEP - http://www.etep.edu.br/curso/tecnologo-em-marketing-digital/


Cursos de pós Graduação e MBA em Marketing Digital:


ESPM - https://www.espm.br/pos-graduacao/cursos/sul/mba-em-marketing-digital/

PUC-SP - https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/gestao-do-marketing-digital

FIAP - https://www.fiap.com.br/mba/mba-em-digital-data-marketing/?gclid=Cj0KCQiAjszhBRDgARIsAH8KgvftaLhtIE1b_Hvn6OlmSb_2Ssu7Cn1kGHys0BZcbvtSVEa_LqPsJ1QaAn9VEALw_wcB

FIA - https://materiais.fia.com.br/lp-pos-marketing?gclid=Cj0KCQiAjszhBRDgARIsAH8KgvceuSUaI_SMZkxxsQtlmvl87xRvQ6iK3S3EVvTeiWUH5MnGX6om7tEaAjzFEALw_wcB

Universidade Anhembi Morumbi - https://portal.anhembi.br/pos-graduacao/cursos/mba-em-marketing-digital/#sobre

Uni DomBosco - https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/marketing/pos-gestao-de-marketing-digital/3


Cursos de Extensão em Marketing Digital:


https://www.espm.br/educacao_continuada/serie-business-effectiveness-marketing-digital/


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