Pular para o conteúdo principal

Resenha sobre a história da empresa LEGO

RESUMO HISTÓRICO


Década de 30, país Dinamarca, um habilidoso carpinteiro e pai de quatro filhos chamado Ole Kirk Christiansen possuía uma carpintaria. No ano de 1932, eram tempos difíceis para Ole, todos os seus funcionários tiveram de ser demitidos e sua esposa faleceu.

Havia muita madeira em sua carpintaria então teve a ideia de fabricar e comercializar brinquedos de madeira. Em pouco tempo, com a ajuda de seu filho Godtfred adquiriu prestígio em sua região pela alta qualidade e riqueza de detalhes de seus brinquedos, e enfim recebeu uma proposta de um atacadista da Fredericia que fez uma grande encomenda para as ofertas daquele natal. Ole pode enfim recontratar seus ex-funcionários e manteve sempre a qualidade, desde a matéria prima, até o acabamento final dos produtos. 

Mesmo trabalhando duro para entregar a grande encomenda, Ole recebe mais um duro golpe do destino, o atacadista que fizera a encomenda faliu. Ole não desistiu e resolveu levar os brinquedos à venda por sua conta e assim o fez. Mesmo não sendo um bom vendedor, conseguiu vender todos os brinquedos, alguns foram até mesmo trocados por comida.

As vendas não iam muito bem, Ole pensava na criação de uma marca para seus brinquedos, um nome curto com o significado correto para sua proposta. Em dinamarquês a expressão “brinque bem” fica “LEG GODT” e por um acaso, num letreiro escrito no baú de um caminhão que parou em frente a sua janela provocou-lhe um insight “LEGO”. O que Ole na verdade não sabia é que em latim a palavra LEGO significa “eu junto”.

Com a marca bem aceita as vendas começaram a alavancar gradativamente, Ole investiu um bom dinheiro em uma máquina que lhe ajudou na produção em escala e na melhoria da qualidade, não se importava com economias, seu foco era na qualidade.

Seu filho e fiel escudeiro entendeu o conceito e abraçou a causa, tudo parecia bem. Mas nada na vida de Ole era fácil, em 1942, uma ventania provoca um estouro na rede elétrica da fábrica, provocando um incêndio e reduzindo tudo a cinzas. Porém com a ajuda de seus funcionários, Ole reconstrói a sua fábrica e volta ao mercado.

Inquieto, perspicaz e inovador, Ole vai a uma feira tecnológica em Copenhagen onde se depara com uma máquina de moldes plásticos, e é claro, comprou-a. A Lego passou a fabricar pequenos ursos em plástico, mas o melhor ainda estava por vir, pois na mesma feira, Ole guardou em seu bolso uma pequena peça moldada em plástico, um pequeno tijolo em miniatura no qual não parava de pensar. Apesar de não haver muito interesse mercadológico na ideia dos pequenos tijolos, Ole colocou-os em sua linha de produção de brinquedos plásticos. 

O primeiro sucesso em plástico de Ole foi a sua linha de tratores, mas a sazonalidade incomodava todos, os brinquedos só faziam sucesso no natal. Foi então que Godtfred entra em cena e resolve viajar o país vendendo seus brinquedos. Foi um sucesso e em 1947, numa conversa com um grande empresário inglês Godtfred chega a uma brilhante conclusão, incorporar uma espécie de “sistema” a sua linha de brinquedos, algo que estimule a imaginação e criatividade das crianças. Surge então a primeira pequena cidade de tijolos LEGO. Foi um estouro de vendas na Dinamarca e em vários países da europa. 

Ainda sim, os pequenos tijolos LEGO decepcionavam algumas crianças que gostariam de novas possibilidades, mas o encaixe dos tijolos da pequena cidade ainda não eram perfeitos. Foi então que Godtfred resolveu criar um sistema perfeito de encaixes, que desse possibilidades infinitas à criatividade das crianças. Então surge o tijolo tradicional LEGO como conhecemos hoje.

Infelizmente o Sr. Ole faleceu antes de ver o sucesso dos icônicos tijolos LEGO, Godtfred por sua vez, além da perda de seu pai, teve novamente sua fábrica incendiada, desta vez com perda parcial.

Godtfred aprendeu com seu pai a nunca desistir e sempre seguir em frente haja o que houver. A fábrica voltou a crescer, a linha de brinquedos de madeira foi descontinuada e o foco foi apenas no sistema LEGO.

Tal pai tal filho, Godtfred constrói um aeroporto para facilitar a exportação de seus produtos para todo o mundo. Seu cuidado com os negócios era a chave do sucesso, era muito atento a tudo o que acontecia na empresa. Com muita criatividade e alguns milhões, a LEGO constrói a LEGOLAND, um grande parque temático que no primeiro ano recebeu nada menos que 600 mil pessoas.

Hoje, a LEGO é uma das maiores empresas de brinquedo do globo terrestre, com fábricas e centros de distribuição espalhados pelos cinco continentes, sempre inovando seu portfólio e adequando-o às novas tendências e tecnologias.



CONCLUSÕES




O DNA da perfeição

Uma das coisas que mais chama a atenção na história da LEGO, é a questão do “DNA da perfeição”, desde a fabricação dos brinquedos de madeira, a qualidade era uma obsessão para o fundador da marca. Deste modo, a empresa torna-se sinônimo de qualidade em tudo o que se propõe a fazer.

Outra preocupação de suma importância para uma fábrica de brinquedos é entender que o seu consumidor final são as crianças, portanto existe uma grande responsabilidade em jogo, uma falha de design ou de produção pode ser absolutamente desastrosa.


Persistência e inovação

Estudar a história da LEGO, nos leva a acreditar que a persistência é uma das chaves do sucesso, porém perseverar sem inteligência pode ser apenas teimosia.

O Sr. Ole nos dá uma lição de perseverança, pois apesar de todas as dificuldades, ele jamais desistiu e a cada adversidade, trazia uma solução criativa além de muito suor.

Vale lembrar também da importância em reconhecer o momento de descontinuar a produção de algo que não mais proporciona rentabilidade e que as energias podem e devem ser canalizadas àquilo que nos proporciona maior retorno (de fato o que o público busca).


A fábrica de conceitos

Pensar como crianças. Este é um dos conceitos que tornam a LEGO uma unanimidade principalmente na Europa, colocar-se na posição do cliente, compreender a ótica e os hábitos de consumo. Estas práticas aproximam cada vez mais o cliente da marca. A LEGO possui dentro de sua principal fábrica, uma espécie de laboratório, onde crianças são convidadas à brincar, testar e opinar sobre suas experiências com os produtos.

Esta prática proporciona resultados praticamente infalíveis para atingir o público alvo.


O olho atento às tendências

Permanecer atento às ocorrências e tendências de mercado são de suma importância para o crescimento e sustentabilidade de qualquer organização.

A LEGO sofreu com uma queda de 500 milhões de dólares num período de 11 anos de perdas por não proporcionar aos novos clientes experiências compatíveis com as novas propostas de entretenimento, mas como sempre, deu a volta por cima adotando novas tecnologias como jogos on line e híbridos de montagem com robótica.


Reconhecer falhas

A humildade da empresa em reconhecer que sua fórmula de negócio foi ultrapassada e tornou-se obsoleta, proporcionou o retorno triunfante ao mercado. Em tempos de “vida líquida”, devemos acompanhar da melhor maneira possível, as mutações de hábitos de consumo.


(Fábio P. Camargo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Marketing Digital?

Muita coisa pode ser dita sobre esse assunto, o número de artigos sobre Marketing Digital espalhados pela internet é simplesmente avassalador. Neste artigo, gostaria de utilizar uma maneira mais simples e direta para que você leitor consiga compreender os conceitos básicos do Marketing e caso haja interesse em se aprofundar mais no assunto terá uma série de links relacionados para ajuda-lo, confiram ao final do texto. Então vamos direto ao ponto. Não dá pra falar sobre Marketing Digital sem antes falarmos simplesmente em Marketing . Marketing é um conjunto de atividades organizadas estrategicamente com o objetivo de promover livres trocas entre os agentes do mercado. O que são as livres trocas? Livres trocas são todas as formas de acordo entre pessoas onde ambas as partes saem satisfeitas ao executá-las (ex.: produtos em troca de dinheiro, produtos em troca de outros produtos, serviços em troca de dinheiro, serviços em troca de produtos, produtos em troca de...

Resenha do Case de sucesso da Colgate-Palmolive

Surgimento e evolução Fundada em 1806 por William Colgate, iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova Iorque. Detectou uma necessidade básica de produtos até então fabricados em casa e apostou e alta qualidade do produto e preço baixo obtendo grande êxito. Em 1813 fez sociedade com seu irmão Bolwes formando a Colgate & Co. Sempre demostrando forte inclinação para a comunicação, já fazia anúncios em cartazes espalhados pela cidade, técnicas muito sofisticadas de publicidade para a época. Com grande sucesso de vendas, os gestores ampliaram suas instalações, abrindo uma grande fábrica em Jersey. Também expandiram sua linha de produtos e fizeram expansão internacional de mercado. Foram pioneiros na fabricação de sabonetes perfumados e com a qualidade dos produtos, e mesmo após a morte de seu fundador a organização manteve seu crescimento. Pioneira na fabricação de sabonetes perfumados cosméticos manteve a fidelidade de s...