Pular para o conteúdo principal

Os desafios na distribuição de produtos e serviços nas megacidades

Os desafios na distribuição de produtos e serviços nas megacidades

Texto com base na palestra realizada em 13/09/2013
Professor Aldo
Local: Auditório Unicapital


Situações comuns nas megacidades. Abaixo temos a leitura de um dia comum dentro de uma grande metrópole. As dificuldades são comuns em todas as megacidades.

  • Dificuldades no transito pela manhã - Não queremos ter dificuldades para nos deslocarmos para o nosso trabalho;
  • 10 horas - produtos deveriam ser entregues sem atraso - Neste horário queremos estar em plena atividade, com os produtos solicitados devidamente entregues em residências e organzações;
  • 12 horas - Os habitantes querem ser bem servidos no restaurante
  • À tarde -  Não queremos pegar transito para voltar para casa
  • À noite - Horario em que normalmente, as famílias vão aos supermercados, queremos variedade e conveniência
  • À noite - queremos silêncio para dormir

Sabemos que esta realidade é muito difícil para habitantes de uma grande metrópole.  Então como conseguir tudo isso?


Antes algumas informações:

As megacidades são aquelas que possuem mais de 10 milhões de habitantes
  • Tokyo
  • Jakarta
  • Seoul
  • Shangai
  • São Paulo

Todas possuem os mesmos problemas:
  • Congestionamento de todos os tipos
  • Nomades
  • Favelas
  • Crescimento dos suburbios
  • Especulaçao imobiliária
  • Dificuldades no transporte coletivo
  • Poluição


São Paulo - Dados da CET
  • Aproximadamente 4 milhões de autos 
  • 260 veículos por Km
  • Entram na cidade de 500 à 700 veículos por dia
Diariamente temos

  • 84 mil veículos passando por rodovias
  • 20 mil passam pelas áreas urbanas
  • 76 mil passam pelo centro expandido

Viagens
  • Ônibus e automóveis são maioria
  • 1 veículo para 1,59 habitantes
  • Em 20 anos a população cresce 20 %
  • A frota de automóveis cresceu 100%

São dados que demonstram grande concentração de veículos e altos custos logísticos. Se continuarmos na mesma progressão, fatalmente teremos um grande colapso no sistema de transporte.

O que fazer para que a cidade não pare?


Uma explanação sobre soluções de outras partes do planeta


Cali na Colômbia organizou seu sistema de transporte coletivo com corredores largos exclusivos para a circulação de ônibus em toda a extensão urbana da cidade




Outra solução é tirar ônibus de circulação com transportes de massa (trens / metrô) como em Tóquio




O Monotrilho - 400 carros = 3 articulados = 1 monotrilho























Barcaça + triciclo (Vokoli) - Solução inteligente e ecológica




















Outras soluções:

  • Caminhões elétricos (A Gurgel possuía carro elétrico na década de 60)
  • Entrega noturna (reduz o trafego em horários de pico)
  • Transporte pesado para centros de distribuição (locais estratégicos que recebem as mercadorias)
  • Pequenos centros nos bairros (pequenos centros estratégicos para o suprimento dos bairros)
  • Monitoramento de tráfego (Usado por grandes empresas, não amenizam o fluxo de veículos, apenas auxiliam no descolcamento)
  • TMC - mensagens de transito
  • Contêineres com sensores de volume que mandam um sinal para um software para recolhimento
  • Bentobox - Caixa postal de objetos 

A nossa criatividade

  • VUC - Veículo urbano de carga
  • Mini Terminal logístico
  • Rede colaborativa (folha e estado)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Marketing Digital?

Muita coisa pode ser dita sobre esse assunto, o número de artigos sobre Marketing Digital espalhados pela internet é simplesmente avassalador. Neste artigo, gostaria de utilizar uma maneira mais simples e direta para que você leitor consiga compreender os conceitos básicos do Marketing e caso haja interesse em se aprofundar mais no assunto terá uma série de links relacionados para ajuda-lo, confiram ao final do texto. Então vamos direto ao ponto. Não dá pra falar sobre Marketing Digital sem antes falarmos simplesmente em Marketing . Marketing é um conjunto de atividades organizadas estrategicamente com o objetivo de promover livres trocas entre os agentes do mercado. O que são as livres trocas? Livres trocas são todas as formas de acordo entre pessoas onde ambas as partes saem satisfeitas ao executá-las (ex.: produtos em troca de dinheiro, produtos em troca de outros produtos, serviços em troca de dinheiro, serviços em troca de produtos, produtos em troca de...

Resenha do Case de sucesso da Colgate-Palmolive

Surgimento e evolução Fundada em 1806 por William Colgate, iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova Iorque. Detectou uma necessidade básica de produtos até então fabricados em casa e apostou e alta qualidade do produto e preço baixo obtendo grande êxito. Em 1813 fez sociedade com seu irmão Bolwes formando a Colgate & Co. Sempre demostrando forte inclinação para a comunicação, já fazia anúncios em cartazes espalhados pela cidade, técnicas muito sofisticadas de publicidade para a época. Com grande sucesso de vendas, os gestores ampliaram suas instalações, abrindo uma grande fábrica em Jersey. Também expandiram sua linha de produtos e fizeram expansão internacional de mercado. Foram pioneiros na fabricação de sabonetes perfumados e com a qualidade dos produtos, e mesmo após a morte de seu fundador a organização manteve seu crescimento. Pioneira na fabricação de sabonetes perfumados cosméticos manteve a fidelidade de s...

Resenha sobre a história da empresa LEGO

RESUMO HISTÓRICO Década de 30, país Dinamarca, um habilidoso carpinteiro e pai de quatro filhos chamado Ole Kirk Christiansen possuía uma carpintaria. No ano de 1932, eram tempos difíceis para Ole, todos os seus funcionários tiveram de ser demitidos e sua esposa faleceu. Havia muita madeira em sua carpintaria então teve a ideia de fabricar e comercializar brinquedos de madeira. Em pouco tempo, com a ajuda de seu filho Godtfred adquiriu prestígio em sua região pela alta qualidade e riqueza de detalhes de seus brinquedos, e enfim recebeu uma proposta de um atacadista da Fredericia que fez uma grande encomenda para as ofertas daquele natal. Ole pode enfim recontratar seus ex-funcionários e manteve sempre a qualidade, desde a matéria prima, até o acabamento final dos produtos.  Mesmo trabalhando duro para entregar a grande encomenda, Ole recebe mais um duro golpe do destino, o atacadista que fizera a encomenda faliu. Ole não desistiu e resolveu levar os brinquedos à venda por su...