Os desafios na distribuição de produtos e serviços nas megacidades
Texto com base na palestra realizada em 13/09/2013
Professor Aldo
Local: Auditório Unicapital
Situações comuns nas megacidades. Abaixo temos a leitura de um dia comum dentro de uma grande metrópole. As dificuldades são comuns em todas as megacidades.
- Dificuldades no transito pela manhã - Não queremos ter dificuldades para nos deslocarmos para o nosso trabalho;
- 10 horas - produtos deveriam ser entregues sem atraso - Neste horário queremos estar em plena atividade, com os produtos solicitados devidamente entregues em residências e organzações;
- 12 horas - Os habitantes querem ser bem servidos no restaurante
- À tarde - Não queremos pegar transito para voltar para casa
- À noite - Horario em que normalmente, as famílias vão aos supermercados, queremos variedade e conveniência
- À noite - queremos silêncio para dormir
Sabemos que esta realidade é muito difícil para habitantes de uma grande metrópole. Então como conseguir tudo isso?
Antes algumas informações:
As megacidades são aquelas que possuem mais
de 10 milhões de habitantes
- Tokyo
- Jakarta
- Seoul
- Shangai
- São Paulo
Todas possuem os
mesmos problemas:
- Congestionamento de todos os tipos
- Nomades
- Favelas
- Crescimento dos suburbios
- Especulaçao imobiliária
- Dificuldades no transporte coletivo
- Poluição
São Paulo - Dados da
CET
- Aproximadamente 4 milhões de autos
- 260 veículos por Km
- Entram na cidade de 500 à 700 veículos por dia
Diariamente temos
- 84 mil veículos passando por rodovias
- 20 mil passam pelas áreas urbanas
- 76 mil passam pelo centro expandido
Viagens
- Ônibus e automóveis são maioria
- 1 veículo para 1,59 habitantes
- Em 20 anos a população cresce 20 %
- A frota de automóveis cresceu 100%
São dados que demonstram grande concentração de veículos e altos custos logísticos. Se continuarmos na mesma progressão, fatalmente teremos um grande colapso no sistema de transporte.
O que fazer para que a cidade não pare?
Uma explanação sobre soluções de outras partes do planeta
Cali na Colômbia
organizou seu sistema de transporte coletivo com corredores largos exclusivos para a circulação de ônibus em toda a extensão urbana da cidade
Outra solução é tirar ônibus de
circulação com transportes de massa (trens / metrô) como em Tóquio
O Monotrilho - 400 carros = 3
articulados = 1 monotrilho
Barcaça + triciclo
(Vokoli) - Solução inteligente e ecológica
Outras soluções:
- Caminhões elétricos (A Gurgel possuía carro elétrico na década de 60)
- Entrega noturna (reduz o trafego em horários de pico)
- Transporte pesado para centros de distribuição (locais estratégicos que recebem as mercadorias)
- Pequenos centros nos bairros (pequenos centros estratégicos para o suprimento dos bairros)
- Monitoramento de tráfego (Usado por grandes empresas, não amenizam o fluxo de veículos, apenas auxiliam no descolcamento)
- TMC - mensagens de transito
- Contêineres com sensores de volume que mandam um sinal para um software para recolhimento
- Bentobox - Caixa postal de objetos
A nossa criatividade
- VUC - Veículo urbano de carga
- Mini Terminal logístico
- Rede colaborativa (folha e estado)
Comentários
Postar um comentário