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Liderança Horizontal

Liderança Horizontal


Texto com base na palestra realizada em 01/10/2013
Professor Claudio
Local: Auditório Unicapital

Desenvolvimento da palestra:

  1. Filme
  2. Dinâmica com apresentações em slides
  3. Participações
  4. Conclusões


Abordagens durante a palestra:

O que é um líder?
R: É um influenciador de pessoas para a realização de tarefas comuns de maneira que uma equipe atinja suas metas e objetivos

O que é liderança?
R: É função de um líder

É possível liderar com eficácia?
R: Sim. Para isso é necessário o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e algumas técnicas

Principais diferenças entre um líder e um chefe

Líder ou chefe















Liderar é o mesmo que influenciar e para tanto deve-se possuir as seguintes características:

Objetividade - Com objetivos claros e bem definidos a equipe tem maior facilidade para a adesão das tarefas

Empatia - As pessoas precisam sentir vontade de segui-lo

Flexibilidade - Cada pessoa é um ser diferente, portanto o tratamento não deve ser igual para todos, devemos conhecer bem as capacidades de cada um

Capacidade de comunicação - Comunicar-se é fundamental, olhe nos olhos das pessoas, sinta o nível de comprometimento de cada um

Assertividade - Em situações de conflito seja assertivo, sem ser agressivo. Vá direto ao ponto, mas não leve as coisas para o lado pessoal, resolva.

Mais algumas características de um líder:

  • Foco nos resultados
  • Assumir responsabilidades
  • Ser o responsável pela operação e infraestrutura
  • Ser o responsável pelo desenvolvimento e eficiência da equipe
  • Visão de um líder:
  • Eficiência operacional e estratégica
  • Propósito e metas
  • Desenvolvimento de pessoas


Estilos de liderança:

AUTOCRÁTICA

Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.


DEMOCRÁTICA

As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.

LIBERAL

Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

Qual então seria o melhor estilo de liderança?
R: Devemos usar a combinação equilibrada dos três estilos de acordo com a situação dos liderados. Chamamos de líder situacional.

Exemplo:

  • Para o profissional júnior - Autocracia
  • Para o profissional pleno - Democracia
  • Para o profissional sênior - Liberal


Postura de um líder

1 - Não combinam com uma postura adequada de liderança:

  • Contradição
  • Paternalismo
  • Inflexibilidade
  • Não dar retorno
  • Desorganização
  • Centralização
  • Incapacidade de administrar conflitos

2- Divisão de tarefas

  • Delegar atividades
  • Desenvolver competências
  • Clareza no objetivo das atividades
  • Prazos e desenvolvimento das atividades
  • Auxiliar na execução das tarefas


3- Manter a equipe motivada

  • Pedir feedback de satisfação
  • Conversa periódica com a equipe
  • Pesquisa entre colaboradores
  • Acompanhar tudo de perto
  • Atenção aos detalhes que denunciam insatisfações


4 - Postura adequada

  • Persistência
  • Entusiasmo
  • Dedicação
  • Senso crítico


5- Conquistar os liderados

  • Criar confiança
  • Conquistar mentes e corações
  • Envolvimento constante
  • Honra ao mérito
  • Ambiente positivo


6 - Motivar a equipe

  • Auto satisfação
  • Reconhecimento
  • Autoestima
  • Expertise
  • Capacidade
  • Conquistar
  • Autonomia
  • Autoconfiança
  • Autorrespeito
  • Espírito de grupo


Conclusões

O que é um líder horizontal?
R: É aquele que influencia, participa, agrega valor, cria engajamento entre os liderados. Um líder não dá ordens, mas desperta a vontade de realizar as tarefas.

Considferações finais (Prof. Cleyton)

"Pergunte a si mesmo, como as pessoas se sentem na sua presença"

Na falta de oportunidade de melhoria de um processo, seja por nepotismo ou incapacidade dos seu líderes, considere a possibilidade de procurar novas oportunidades. 

Para isso devemos seguir três passos:

  1. Desapegar
  2. Criar oportunidades
  3. Fazer a mudança efetiva


Leitura recomendada (Coração de líder)

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