Recrutamento: Orientação para o Mercado
Palestra feita pela Professora Conceição (Gestora de RH) em 19 de Agosto de 2013.Local: Auditório Unicapital
Tópicos da palestra:
- Escolha da profissão
- Processo seletivo
Palestra diretamente relacionada com a questão da empregabilidade.
Da escolha da profissão
Os motivos da escolha são variados, a maturidade é uma questão importante, pois escolher uma carreira profissional requer auto conhecimento, devemos também prestar muita atenção nas primeiras afinidades desde a fase infantil.
As perguntas principais a se fazer são:
- Quem sou eu? - Descubra-se em primeiro lugar, valorize suas melhores habilidades.
- Qual é o meu objetivo? - Deixe para si mesmo esta informação de maneira clara, não mude o foco por questões como remuneração por exemplo
Não devemos ter medo de mudar de área profissional seja qual for a nossa idade.
Do processo seletivo
Currículo profissional com objetivo bem definido, mesmo que para isso seja necessário fazer um para cada vaga que se candidate.
Esteja preparado física e psicologicamente e não desanime caso não haja a contratação. A seleção é um casamento que só ocorre quando as duas partes estão preparadas para o início das atividades. Mostre-se comprometido e demonstre profissionalismo mesmo que não haja o interesse no que a vaga oferece.
O respeito deve ser mútuo, não encare desrespeito como teste de resistência, colha informações com funcionários ativos na organização se possível.
Mantenha a atenção dos recrutadores voltadas para as suas qualificações profissionais e não por atributos como beleza, sensualidade, cultura, etc...
Esteja por inteiro no momento da entrevista, tome cuidado com a sua linguagem verbal e também com a não verbal. Transmita o que há de melhor em você.
Cuidado para não ficar muito à vontade a ponto de se sentir em uma roda de amigos, nunca se esqueça que você está sendo avaliado. Omita experiências negativas de organizações anteriores.
Esteja seguro, esteja altivo mas não seja arrogante, evite o excesso de confiança.
Após a entrevista
Não há problema em contatar a empresa caso o prazo dado para retorno não seja cumprido. Faça contatos pontuais evitando excessos.
Outras abordagens:
- Abordagem religiosa - Qualquer indício de desrespeito por parte da parte selecionadora pode caracterizar assédio moral, mantenha-se atento.
- Assédio moral, requerer respeito - O assédio moral envolve qualquer especie de situação em que o candidato seja submetido à situação vexatória ou humilhante. Não permita que isso aconteça e caso ocorra, denuncie.
- Antecedentes criminais é proibido - Nenhuma organização tem o direito de solicitar atestado de antecedentes criminais. É anti constitucional.
- Pesquisa financeira é proibido - As conhecidas "black lists" são proibidas por lei e também devem ser denunciadas
Abordagens importantes tanto para candidatos à vagas no mercado quanto para os aspirantes à gestão de recursos humanos.
Esta palestra foi gravada em vídeo porém, algumas informações não foram autorizadas para publicação. O vídeo em questão será editado e posteriormente compartilhado.
Comentários
Postar um comentário