Pular para o conteúdo principal

Recrutamento: Orientação para o Mercado

Recrutamento: Orientação para o Mercado


Palestra feita pela Professora Conceição (Gestora de RH) em 19 de Agosto de 2013.Local: Auditório Unicapital



Tópicos da palestra:


  • Escolha da profissão
  • Processo seletivo


Palestra diretamente relacionada com a questão da empregabilidade.

Da escolha da profissão

Os motivos da escolha são variados, a maturidade é uma questão importante, pois escolher uma carreira profissional requer auto conhecimento, devemos também prestar muita atenção nas primeiras afinidades desde a fase infantil.

As perguntas principais a se fazer são: 
  • Quem sou eu? - Descubra-se em primeiro lugar, valorize suas melhores habilidades.
  • Qual é o meu objetivo? - Deixe para si mesmo esta informação de maneira clara, não mude o foco por questões como remuneração por exemplo
Não devemos ter medo de mudar de área profissional seja qual for a nossa idade.

Do processo seletivo

Currículo profissional com objetivo bem definido, mesmo que para isso seja necessário fazer um para cada vaga que se candidate. 

Esteja preparado física e psicologicamente e não desanime caso não haja a contratação. A seleção é um casamento que só ocorre quando as duas partes estão preparadas para o início das atividades. Mostre-se comprometido e demonstre profissionalismo mesmo que não haja o interesse no que a vaga oferece.

O respeito deve ser mútuo, não encare desrespeito como teste de resistência, colha informações com funcionários ativos na organização se possível.

Mantenha a atenção dos recrutadores voltadas para as suas qualificações profissionais e não por atributos como beleza, sensualidade, cultura, etc...

Esteja por inteiro no momento da entrevista, tome cuidado com a sua linguagem verbal e também com a não verbal. Transmita o que há de melhor em você.

Cuidado para não ficar muito à vontade a ponto de se sentir em uma roda de amigos, nunca se esqueça que você está sendo avaliado. Omita experiências negativas de organizações anteriores.

Esteja seguro, esteja altivo mas não seja arrogante, evite o excesso de confiança.

Após a entrevista

Não há problema em contatar a empresa caso o prazo dado para retorno não seja cumprido. Faça contatos pontuais evitando excessos.



Outras abordagens:



  • Abordagem religiosa - Qualquer indício de desrespeito por parte da parte selecionadora pode caracterizar assédio moral, mantenha-se atento.
  • Assédio moral, requerer respeito - O assédio moral envolve qualquer especie de situação em que o candidato seja submetido à situação vexatória ou humilhante. Não permita que isso aconteça e caso ocorra, denuncie.
  • Antecedentes criminais é proibido - Nenhuma organização tem o direito de solicitar atestado de antecedentes criminais. É anti constitucional.

  • Pesquisa financeira é proibido - As conhecidas "black lists" são proibidas por lei e também devem ser denunciadas


Abordagens importantes tanto para candidatos à vagas no mercado quanto para os aspirantes à gestão de recursos humanos.

Esta palestra foi gravada em vídeo porém, algumas informações não foram autorizadas para publicação. O vídeo em questão será editado e posteriormente compartilhado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Marketing Digital?

Muita coisa pode ser dita sobre esse assunto, o número de artigos sobre Marketing Digital espalhados pela internet é simplesmente avassalador. Neste artigo, gostaria de utilizar uma maneira mais simples e direta para que você leitor consiga compreender os conceitos básicos do Marketing e caso haja interesse em se aprofundar mais no assunto terá uma série de links relacionados para ajuda-lo, confiram ao final do texto. Então vamos direto ao ponto. Não dá pra falar sobre Marketing Digital sem antes falarmos simplesmente em Marketing . Marketing é um conjunto de atividades organizadas estrategicamente com o objetivo de promover livres trocas entre os agentes do mercado. O que são as livres trocas? Livres trocas são todas as formas de acordo entre pessoas onde ambas as partes saem satisfeitas ao executá-las (ex.: produtos em troca de dinheiro, produtos em troca de outros produtos, serviços em troca de dinheiro, serviços em troca de produtos, produtos em troca de...

Resenha do Case de sucesso da Colgate-Palmolive

Surgimento e evolução Fundada em 1806 por William Colgate, iniciou seu pequeno negócio de sabonetes, gomas e velas, instalado na Rua Dutch na cidade de Nova Iorque. Detectou uma necessidade básica de produtos até então fabricados em casa e apostou e alta qualidade do produto e preço baixo obtendo grande êxito. Em 1813 fez sociedade com seu irmão Bolwes formando a Colgate & Co. Sempre demostrando forte inclinação para a comunicação, já fazia anúncios em cartazes espalhados pela cidade, técnicas muito sofisticadas de publicidade para a época. Com grande sucesso de vendas, os gestores ampliaram suas instalações, abrindo uma grande fábrica em Jersey. Também expandiram sua linha de produtos e fizeram expansão internacional de mercado. Foram pioneiros na fabricação de sabonetes perfumados e com a qualidade dos produtos, e mesmo após a morte de seu fundador a organização manteve seu crescimento. Pioneira na fabricação de sabonetes perfumados cosméticos manteve a fidelidade de s...

Resenha sobre a história da empresa LEGO

RESUMO HISTÓRICO Década de 30, país Dinamarca, um habilidoso carpinteiro e pai de quatro filhos chamado Ole Kirk Christiansen possuía uma carpintaria. No ano de 1932, eram tempos difíceis para Ole, todos os seus funcionários tiveram de ser demitidos e sua esposa faleceu. Havia muita madeira em sua carpintaria então teve a ideia de fabricar e comercializar brinquedos de madeira. Em pouco tempo, com a ajuda de seu filho Godtfred adquiriu prestígio em sua região pela alta qualidade e riqueza de detalhes de seus brinquedos, e enfim recebeu uma proposta de um atacadista da Fredericia que fez uma grande encomenda para as ofertas daquele natal. Ole pode enfim recontratar seus ex-funcionários e manteve sempre a qualidade, desde a matéria prima, até o acabamento final dos produtos.  Mesmo trabalhando duro para entregar a grande encomenda, Ole recebe mais um duro golpe do destino, o atacadista que fizera a encomenda faliu. Ole não desistiu e resolveu levar os brinquedos à venda por su...